O Sucesso Chamado John Green
Acho que não é tão difícil responder a essa pergunta, devemos levar em consideração vários fatores que juntos criaram uma carreira muito bem sucedida, e garantiu o pé de meia do escritor...
John Green é extremamente famoso na internet, aqui no Brasil a interação dele não é tão grande, afinal somos limitados pela língua e pela distância, que embora seja diminuída pela internet ainda assim existe, ele mantém um canal no youtube.com onde ele atualiza vídeos pessoais que falam sobre seus livros, sobre seus personagens e é claro sobre ele, as pessoas conhecem não apenas "A Culpa é das Estrelas" ou "Cidades de Papel" as pessoas sabem quem é John Green, e isso difere ele de outros escritores menos ativos na rede, a grande dificuldade não é escrever um livro que a grande massa gosta de ler, mas sim espalhar este título e manter ele no topo em um mundo onde milhares de livros são lançados mensalmente, há a impressão que ele apareceu ontem na sua timeline no facebook, mas ele publicou seu primeiro livro em 2005 (Quem é você, Alasca?).
Mas por que seus livros se espalharam tão rapidamente? E por que tantas pessoas leem?
Vejamos da seguinte forma, se você gosta de uma marca de roupa, e um amigo diz estar em dúvida em qual camiseta comprar você automaticamente irá persuadir ele a levar aquela que você já testou e gostou, ou seja, a maior parte do sucesso de seus livros se deve ao antigo e mais poderoso marketing, o boca-a-boca, que pode tanto destruir quanto construir qualquer produto. Mas ainda há a pergunta, por que tantas pessoas leem? Na minha opinião as pessoas que não conhecem seus livros são influenciadas a ler, ou por amigos, ou por mídias sociais que bombardeiam posts e mais posts, nem todos que adquiriram seus livros ficaram 100% satisfeitos, mas estamos falando de um mercado consumista, onde o mais importante é que as pessoas levem para casa; além disso o escritor fala uma língua popular, jovem e genérica, você é instigado a se adaptar a trama.
Outro fator que influência as pessoas a comprar são as boas resenhas, classificações na Amazon, e críticas positivas, pode parecer bobagem, mas se eu estou entre o Livro A e o Livro B, e descubro que o A tem classificação 4,5 e o B classificação 4,1 eu instintivamente vou optar pelo Livro A, pois vou julgar a melhor escolha.
Edição. John Green participa de uma das maiores editoras do EUA, e sua editora publicou nomes de best-sellers similares, e foi sempre bem sucedida, por que erraria ao publicar John Green?
Para quem se interessou ainda mais pelo autor, e quer adquirir uma de suas obras é só clicar sobre o livro escolhido abaixo e boa leitura.




Não li nenhum livro dele, ainda....Mas vi o filme A culpa é das estrelas e a muito tempo não chorava assim por um filme. Li boas resenhas sobre seus livros e Quem é você Alasca? me despertou interesse. Quem sabe,eu coloque em minha meta de leitura para 2015 ler todos os livros de John Green. Até!!
ResponderExcluirEu gosto dos livros dele porque os finais nunca são os esperados bem como o desenrolar da trama. É sempre um diálogo atual, com personagens marcantes mas ao mesmo tempo simples, nada fantasioso. São cenas cotidianas marcadas por um ponto interessante e de fácil linguagem...Eu acho que o sucesso dele se dá por isso: simplicidade em momentos diferentes: câncer, QI, paixonite e morte, etc.
ResponderExcluir